trabalho keyneisiano
A origem do estudo e os primeiros princípios.
O termo macroeconomia teve origem na década de 1930 a partir da Grande Depressão que teve inicio em 1929. Em meio a Crise de 29 tornou-se urgente o estudo das questões macroeconômicas. A partir disto, alguns pensadores e entendidos da época, sentindo esta necessidade, começaram a criar teorias que entendessem esse processo. A primeira grande obra literária que é encarada como o inicio do estudo macroeconômico é o livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, do economista britânico John Maynard Keynes, dando origem a Revolução Keynesiana que se opôs à Economia Clássica.
O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos.
As estruturas macroeconômicas são compostas de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
PRINCIPAIS CONCEITOS
Balança de pagamentos
Taxa de câmbio
Banco central
Inflação
Moeda
Poder de compra
Política monetária
Produto interno bruto
Política fiscal
O Inicio, Livro de Keynes.
A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda é um livro