Contabilidade Geral
AULA_00 - PÁGINAS DE 1 A 39
CONCEITO
Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924).
OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE
OBJETO - É o Patrimônio das entidades. O patrimônio é o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma entidade.
APLICAÇÃO - Se aplica às Aziendas. Por azienda devemos entender o patrimônio de uma pessoa que é gerido de maneira organizada. A contabilidade se aplica a entidades, que tenham fins lucrativos (empresários) ou não (União, Estados, associações).
OBS: São Três os tipos de Aziendas, a saber:
1 - AZIENDA ECONÔMICA: Como, por exemplo, as empresas. Objetivo de lucro.
2 - AZIENDAS ECONÔMICO-SOCIAIS: São exemplo as associações, cuja sobra líquida é destinado a outros fins que não a remuneração do capital empregado. Por exemplo, a associação de moradores da Barra da Tijuca reverte o dinheiro que obteve ao término do exercício com a limpeza e o cultivo de árvores na região.
3 - AZIENDAS SOCIAIS: Não possui escopo lucrativo, tal como a União, Estados, Municípios.
FINALIDADE DA CONTABILIDADE E USUÁRIOS DAS DEMONSTRAÇÕES
FINALIDADE - As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para usuários externos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as demonstrações contábeis preparadas segundo esta Estrutura Conceitual.
Portanto, a finalidade da contabilidade é prover seus usuários de Informações sobre a gestão dos negócios.
Usuários das demonstrações contábeis – São 7 no total, a saber:
1 - INVESTIDORES - Necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender