linha de influencia
LINHAS DE INFLUÊNCIA:
É um diagrama na qual as ordenadas definem uma solicitação em uma determinada seção, para uma carga unitária naquela posição. Uma linha de influência mostra como um determinado esforço numa seção varia quando uma carga concentrada move sobre a estrutura. A linha de influência é construída sobre o eixo da estrutura sendo que as abscissas representam as posições da carga móvel e as ordenadas representam os respectivos valores do esforço considerado.
Aplicações: A visualização simples de deformadas permite esquematizar a forma da linha de influência, mesmo sem ter qualquer idéia sobre os valores envolvidos. A convenção de sinal adaptada consiste em tomar como positivas as ordenadas da linha de influência no sentido da ação.
Sendo assim, partindo-se do traçado da linha de influência, é possível determinar quais são as situações de carregamento mais desfavoráveis para uma dada seção. Uma vez que se sabe que uma dada carga produz o efeito máximo, um cálculo estático simples permitiria determinar a intensidade do efeito.
O princípio de Muller-Breslau ajuda consideravelmente o traçado das linhas de influência permitindo uma solução simples. Por outro lado serve de base a uma das técnicas de análise experimental.
No método direto de análise experimental executa-se um modelo reduzido sendo carregado por cargas inferiores às da estrutura real. Os materiais são normalmente idênticos e os módulos de elasticidade tem o mesmo valor (ou mais reduzido) bem como os coeficientes de Poisson. As medições de deformações e deslocamentos vão estar diretamente relacionadas com o comportamento do protótipo.
No método indireto utiliza-se o princípio de Muller-Breslau e os efeitos das cargas aplicadas (que é normalmente utilizado para obter os valores das reações) são calculados a partir das linhas de influência. As distorções unitárias aplicadas se forem grandes podem ser medidas