Contabilidade de custos
O trabalho aborda as definições de todo o processo de custeio dos produtos suas unidades equivalentes, a formação do preço de venda a incidência de impostos suas analises, e importância de um sistema de informações integrado.
DESENVOLVIMENTO
Sistemas de acumulação de custos:
Enquadra-se no ambiente no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. Sendo assim, antes de decidir quanto ao sistema custeio a a empresa deverá optar ou encontrar o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa. Hoje há dois sistemas de produção, o sistema de produção contínua e o sistema de produção por encomenda. SISTEMA DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: caracteriza-se pela fabricação descontínua de produtos não padronizados; SISTEMA DE PRODUÇÃO CONTÍNUA: caracteriza-se pela fabricação em série de produtos padronizados. Encorporado aos dois sistemas de produção existem dois sistemas de acumulação de custos, que são os sistemas de acumulação por ordem ou encomenda e o sistema de acumulação por processo. Utilizará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa que tiver um sistema produtivo descontínuo, que produz bens ou serviços não padronizados e ou trabalhando sob encomenda específica dos seus clientes. Ficando para a empresa que trabalha com bens e ou serviços padronizados sobrará optar, na verdade deverá optar pelo sistema de acumulação de custos por processo.
Custeio Variável:
Custeio variável ou direto tem na sua concepção para custeamento dos produtos da empresa, apenas gastos variáveis. Sendo assim, elimina-se a necessidade de rateios e, conseqüentemente, as distorções deles decorrentes. Mas no entanto a falha deste sistema, é que não é aceito perante a legislação do Imposto de