Trabalho de serviço social
SERVIÇO SOCIAL
GRACIELY DIAS CORREIA
A DEMOCRACIA NO CIBERESPAÇO
Espinosa
2010
GRACIELY DIAS CORREIA
A DEMOCRACIA NO CIBERESPAÇO
Trabalho de Filosofia, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Filosofia.
Orientador: Profª. Nubia Aline Pereira dos Santos
Espinosa
2010
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
INTRODUÇÃO
Ciberespaço: É um espaço de comunicação que descarta a necessidade do homem físico para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima que terá comunhão com os demais (fonte: Wikipédia, 24 de maio de 2010). Devido às grandes inovações de comunicação na atualidade os ambientes relacionados a rede, não só a internet, como tudo que existe no mundo digital e não é de matéria física como nomeou Willian Gibson, em 1984, no seu livro Neuromancer. (fonte: http//:megafluxo.com.br).
A idéia do ciberespaço cabe ao pensamento de um grande pensador do século XVII, René Descartes (31/03/1596 – 11/02/1650): “Penso, logo existo”.
DESENVOLVIMENTO
Entendemos que o acesso do ciberespaço a todos não ocorre de fato, pois devido a grande desigualdade social e cultural, que existe em nosso país especificamente, o acesso às tecnologias de comunicação e informação possíveis para o uso do novo espaço de interação, como também o conhecimento das grandes possibilidades e virtudes que essa interconexão mundial pode proporcionar aos “cidadãos dinâmicos e mutáveis,” (podemos assim dizer, por entender o ciberespaço como uma realidade habitacional, não em matéria física, mas como identidade, que pode ser criada por cada um dos usuários da rede.) torna-se restrito a uma parte significativa da população.
Mesmo com os grandes avanços e desenvolvimento e aprimoração das