CONTABILIDADE DE CUSTOS WA1
Gasto – Gasto é representado por toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça, sendo assim, tem-se gastos com: luz, água, mão-de-obra, compra de matérias-primas, entre outros. Esses gastos podem ocorrer não só na produção, mas também na área administrativa e de vendas, como gastos com assinatura de jornais ou gastos com compra de imobilizado. O termo gasto é um termo bem genérico, podendo ser atribuído a toda e qualquer aquisição realizada pela empresa.
Custo – Custo é todo gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço. Sendo assim, todo bem ou serviço que for consumido para gerar um novo bem ou serviço será custo. Como exemplo de custos tem-se o consumo de matéria-prima na produção, salários dos funcionários da fábrica, depreciação, aluguel, energia elétrica utilizada na fábrica, consumo de água entre outros.
Despesa – Bem ou serviço consumido para a obtenção de receitas. As despesas são gastos que a empresa incorre, buscando obter receitas.
Exemplos: consumo de energia elétrica nos departamentos de vendas e administrativos, depreciação dos móveis e equipamentos dos departamentos de vendas e administrativos, conta de telefone dos departamentos de vendas e administrativos, conta de telefone da diretoria, propaganda, etc.
Perda – Consumo de bem ou serviço de forma involuntária (sem que a empresa desejasse). São gastos que a empresa incorre, porém, tem características de anormalidade ou involuntariedade, ou seja, aconteceu sem a empresa desejar ou sem que pudesse prever.
Exemplo: destruição do estoque por incêndio ou enchente, incêndio na empresa, entre outros.
Desembolso – É o pagamento pela aquisição de bem ou serviço. O desembolso representa a saída de dinheiro da empresa através do pagamento, sendo assim, essa saída pode ocorrer antes, durante ou depois do bem já entregue ou do serviço já prestado.
Investimento – São gastos que a empresa incorre visando por meio deles obter benefícios nos