CONTABILIDADE DE CUSTOS: DESEMBOLSO, INVESTIMENTOS, PERDAS E DESPERDÍCIOS
Gasto: que seria um desembolso à vista ou a prazo para obtenção de bens ou serviços, independente da sua destinação dentro da empresa.
Custos: que compreendem os gastos com a obtenção de bens ou serviços aplicados na produção. Podendo ser Diretos ou Indiretos.
E das Despesas: que compreendem os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilidade de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visam a obtenção de Receitas.
Agora nós vamos ver os outros quatro conceitos restantes: DESEMBOLSO, INVESTIMENTO, PERDA E O DESPERDÍCIO.
DESEMBOLSO
• Em uma situação pessoal, desembolso significa tirar dinheiro do bolso.
• Porém, na linguagem empresarial, a palavra desembolso significa: “EXTRAIR UM MONTANTE DO CAIXA PARA PAGAR ALGO QUE A EMPRESA ADQUIRIU, SEJA UM BEM OU SERVIÇO.”
O desembolso é o pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Por tanto, seria a saída financeira da empresa para pagamento de uma obrigação.
• O desembolso pode ocorrer antes (pagamento antecipado), no momento (pagamento à vista) e depois (pagamento a prazo) da ocorrência do gasto.
EXEMPLOS:
A Empresa LTDA comprou em 05/09/x1 uma maquina à vista. Então ela terá que pagar (desembolsar) no momento da compra o valor dessa maquina.
Quando o pagamento é a prazo, a empresa só vai ter o desembolso no momento em que for pagar o que comprou. Por exemplo: A mesma empresa LTDA comprou matéria- prima (CUSTO DIRETO), mas comprou a prazo, para pagar em 30 dias. Nesse caso o desembolso não vai ocorrer no momento da compra e sim um mês depois, quando a empresa for pagar o bem que ela comprou.
No caso do pagamento antecipado, o desembolso vai ocorrer antes. Um exemplo seria o pagamento antecipado do aluguel da fabrica (CUSTO INDIRETO). Eu sei que vou ter que pagar em10 dias, então eu vou lá e pago antecipadamente. Ou então o adiantamento do pagamento de Fornecedores, ou adiantamento de salário para um