Trabalho de Economia
Na época, a envergadura do mercado interno e a da economia financeira eram bastante limitados, assegurando as condições mínimas para o início da produção capitalista mas incapaz de abrir o caminho ao seu desenvolvimento livre. O meio circulante de uma economia escravista não era suficiente para permitir o funcionamento adequado de uma economia como a do regime de trabalho assalariado.
2 – Que fatores internos e externos estimularam o desenvolvimento da industria brasileira?
Os principais fatores internos foram a estabilidade política da época, boa infraestrutura e meio de comunicação, facilidade de acesso a matéria prima. Os principais fatores externos foram maior investimento externo, visto a desvalorização do real, resultando em um investimento forte em infraestrutura, contribuindo para a mão-de-obra assalariada, abolição da escravatura e intensificação da deterioração das estruturas pré-capitalistas.
3 – Havia grandes divergências entre cafeicultores e industriais, ou seus interesses eram complementares? Qual era a força política de cada um dos grupos? E como estava constituído o quadro de forças político-econômicas no final da década de 1930?
Os interesses eram complementares visto que nesta época os cafeicultores investiram, em parte, na criação de outras empresas capitalistas, passando até a invetirem na criação de empresas industriais. No final da década de 1930, o desenvolvimento capitalista teve um caráter esporádico. O estado não apoiava o país, influenciando negativamente o desenvolvimento da indústria.
Exercícios das aulas 13, 14 e 15. 1 – Que papel assumiu o mercado interno brasileiro após a Grande Depressão?
Após a Grande Depressão, a redução das importações foi na ordem de 60%, e a taxa de importação em comparação ao produto interno baixou de 14% para 8%. Parte da procura, que antes era satisfeita pelas