CONTABILIDADE CUSTOS
Considerações Introdutórias
A empresa necessita de elementos e informações rápidas e exatas, tanto quanto possível, afim de que possa tomar, em tempo hábil, as providências adequadas para manter o seu equilíbrio econômico e financeiro e aumentar a sua eficiência. Isto, não só em tempos normais, mas, principalmente, em épocas adversas da economia de um país (desabastecimento, depressão, estagnação, recessão, inflação, estagflação) e, ainda, quando existe forte concorrência no mercado, ou estão em perspectiva novos concorrentes - ocasiões que obrigam à revisão da política de fixação de preços.
A finalidade da contabilidade de custo é a determinação de custos unitários. Por exemplo: o custo por departamento, por fase de fabricação, por produto, por serviço, por material, por mão-de-obra, por despesas gerais, etc.
Pode-se assim dar o seguinte conceito: a contabilidade de custos, com aplicação dos princípios da contabilidade financeira, tem como objetivo a apuração de custos unitários dos bens e serviços a serem produzidos, sendo os principais: a) por divisões, departamentos, processos de fabricação, serviços ou operações; b) por produtos e ou serviços; c) por partes componentes dos produtos; d) por elementos do custo, isto é, material, mão-de-obra e gastos indiretos de fabricação.
O Custo ligado à produção da empresa
O custo que constitui objeto de estudo da Contabilidade, não é demais repetir, é o custo da produção, isto é, dos fatores que a empresa utiliza e deve remunerar para realizar a produção. Embora os fatores dos custos, sob o aspecto econômico-contábil, devam ser reduzidos a uma medida comum: a moeda. Não se deve confundI-los com o próprio desembolso de numerário. Antes de prosseguirmos convém, aqui, caracterizar as distinções inequívocas entre: Pagamento, gastos e custos e despesas
.
Os Custos
-