Contabilidade Comercial
Contabilidade comercial, trata-se das operações com mercadorias, ou seja, a contabilização das compras e cancelamento de vendas, bem como os impostos incidentes sobre estas operações. Contabilização destes fatos à vista e a prazo, bem como outros gastos, como por exemplo, os fretes. Estudar a apuração dos custos das mercadorias vendidas (CMV), os regimes de inventário de critérios de avaliação dos estoques, entre outros.
Trata dos procedimentos necessários para a contabilização de algumas despesas e receitas financeiras, tais como juros recebidos e pagos, descontos recebidos e concedidos. Vemos também a contabilização das despesas, envolvendo a folha de pagamento, incluindo os encargos sobre ela e as provisões trabalhistas de 13º salário e férias.
2 DESENVOLVIMENTO
Os princípios contábeis são as regras em que se encontram todas as estruturas teóricas para a escrituração e análise contábil. Os princípios originaram-se da necessidade em estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento profissional, permitindo aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.
O principio de entidade, reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Já o principio de continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. O principio de competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se