Contabilidade básica
Componentes patrimoniais é o conjunto de Bens, Direito, Obrigações e Patrimônio Líquido. Toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, esses recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam capital próprio e as externas os capitais de terceiros.
BENS MATERIAIS E IMATERIAIS
MATERIAIS
É tudo o que tem existência física e pode ser dividido em várias formas:
BENS NUMÉRICOS:
Tudo o que pode se transformar em dinheiro vivo: caixa, bancos, aplicações financeiras de liquidez imediata.
BENS DE VENDA:
São bens adquiridos para revenda: estoque de mercadorias, estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produtos acabados numa indústria.
BENS FIXOS OU IMOBILIZADOS:
São bens utilizáveis apenas para obtenção de renda e não se destinam a atender os objetivos da empresa: obras de arte, ações de outras empresas.
BENS DE CONSUMO:
São bens consumidos nas atividades normais da empresa, após o consumo representam despesas: materiais de escritório, materiais de limpeza, combustíveis.
IMATERIAIS:
São os bens que não possuem existência física, mas são essenciais aos objetivos da empresa: ponto comercial, fundo de comércio, direitos sobre marcas e patentes, direitos autorais, programas computacionais e produtos desenvolvidos na própria empresa.
DIREITOS
São valores a serem recebidos de terceiros por vendas a prazo ou valores de propriedade da empresa que se encontram em posse de terceiros: empréstimos a empregados, empréstimos a diretores, duplicatas a receber, títulos a receber, aplicações financeiras, investimentos no banco, dinheiro no banco.
DIREITOS POR FUNCIONAMENTO:
São valores a receber proveniente da atividade operacional da empresa, podendo ser: uma duplicata ou conta a receber, um imposto a ser recuperado, um adiantamento feito pela empresa a seu empregado para que este pudesse viajar e depois apresentar o que gastou por