Contabilidade Básica
Curso de Ciências Contábeis / Administração
Contabilidade Básica - Professor Sidney Pereira – Data: 27 de fevereiro de 2014
Aplicação da Contabilidade em empresas com fins lucrativos
A contabilidade tem sido definida como um processo de coleta, interpretação, classificação, resumo, análise e relato, em termos monetários, de informações de natureza econômico-financeira de uma empresa.
Para tal, é necessário montar uma infra-estrutura. Dentre as providências iniciais está a identificação das transações que podem ser avaliadas e quantificadas monetariamente e a partir daí, se efetuar o registro.
Nós contadores, estudamos a natureza da entidade e planejamos a maneira pela qual as informações devem ser registradas, sintetizadas e periodicamente divulgadas. Esse trabalho envolve a elaboração de um plano de contas adequado.
O Plano de Contas representa um elenco padronizado de nomes de contas, indicando a natureza das transações que devem ser registradas em cada um dos nomes ou contas, de forma a facilitar a sintetização das informações que a contabilidade precisa obter. Com base nesse elenco, podemos classificar diversas informações ou transações de naturezas semelhantes.
Conforme foi dito, o objetivo da contabilidade é fornecer informações de natureza econômico-financeira de uma empresa através de demonstrativos expositivos explicativos (demonstrações contábeis) de maneira clara e objetiva, cada qual com suas características e peculiaridades próprias, mas que de igual forma devem conter uma síntese dos fatos registrados que afetaram ou que possam vir a afetar o patrimônio da empresa.
O que é contabilidade?
A contabilidade visa informar o desempenho das ações administrativas; Ela estuda os fenômenos ocorridos com o patrimônio ou riqueza aziendal; Estuda e controla o patrimônio das organizações; Registram os fatos relacionados com a formação, movimentação e com as variações do patrimônio, fornecendo informações para o administrador,