Mercado de trabalho veja a realidade para deficientes
Podemos notar que á cada dia que passa está, mas concorrido a uma busca ao mercado de trabalho, nisso com o desemprego a competitividade e a discriminação esta crescendo em nosso país. O mercado de trabalho esta bem disputada e para que nos profissionais conseguirmos uma vaga é preciso estar sempre bem atualizado e qualificado para conseguir um emprego. A situação é mais preocupante quando falamos de pessoas portadoras de deficiências no mercado de trabalho.
A lei que foi posta em vigor é que no ano de 2004, visa que toda empresa que possuem um grande quadro de funcionários deve conter de 2% a 5% de pessoas portadoras com algum tipo de deficiência física ou mental. Mas de acordo com o Conade (conselho nacional dos direitos das pessoas portadoras de deficiência física), algumas empresas não aplicam a lei.
Mas em pleno século XXI, nas maiorias das empresas, ainda existe o pré conceito por parte de alguns colaboradores, que por não ter um conhecimento ou falta de informação não contribuem para o melhoramento e bem estar, das pessoas especiais. Isso também se aplica em empresas que não tem disponibilidade, e bom senso de facilitar a integração, disponibilizando rampas, corrimãos e equipamento especiais para ajudares no mercado de trabalho. Em qualquer área de serviços, pessoas deficientes têm o dever de praticar as atividades numa empresa. Só depende que nos demos uma chance a eles acreditando em suas potencialidades, e mostrando-lhes que eles tenham a mesma capacidade de ser tanto piores como melhores entre as outras pessoas.
Hoje em dia a sociedade não tem consciência de criar um espaço de integração onde eles possam ter capacitações e cursos profissionalizantes para aderirem seu espaço no mercado de trabalho. Independe mente deficiência ou classe, toda os pode ser integrado no mercado de trabalho de que eles tenham oportunidades de crescerem e aumentar as suas chances no parâmetro social.