Contabilidade Básica
Principais funções atividades da contabilidade tributária
Normas para escritura ação dos livros contábeis fiscais societário
Escrituração fiscal contabilização dos tributos indiretos ISS, ICMS, IPI.
Folha de pagamento critérios para cálculo contabilização dos encargos sociais provisões para férias 13º salário.
Imposto de renda contribuição social sobre lucro das pessoas jurídicas.
Imposto de renda pessoa física.
Contribuições sociais sobre faturamento PIS e COFINS.
Contabilidade tributária
A contabilidade no direito complementam-se, acompanhando a elaboração da sociedade, para o tratamento da contabilidade tributária.
O direito trabalha com as normas que disciplinam as relações sociais, considerando, para tanto diversas jurisprudências.
A contabilidade utiliza as funções de orientação controle registro dos ativos em fatos da administração econômica,utilizando como ferramenta para gerenciamento da relação patrimonial das entidades isso possibilita a prestação de contas dos sócios e demais usuários, entre essas às autoridades responsáveis pela arrecadação de tributos.
Responsabilidade do contador pela escrituração contábil fiscal.
O contador pode ser responsabilizado por possíveis prejuízos que causam no exercício profissional, podendo ser condenado a indenizar o empresário que for prejudicado.
Caracteriza-se como um ato criminoso, para todos efeitos legais judiciais, a elaboração de assinatura de qualquer documento ou demonstração contábil com informações inverídicas, tendenciosas ou preparadas de má-fé. Também constitui crime na elaboração de demonstrações contábeis sem embasamento em documentos em informações hábeis ilegais, ou ainda com valores divergentes dos contidos nos lucros contábeis da empresa.
Conceito de contabilidade tributária.
A especialização da contabilidade que tem como principais objetivos o estudo da teoria e aplicação prática dos princípios e