O efeito dos Investimentos em Participações Societárias de Caráter Permanente no setor de Celulose e Papel
RESUMO
Este estudo apresenta uma análise sobre a variação em investimentos de caráter permanente sob a perspectiva de um estudo de caso em uma empresa no setor de celulose e papel na região meio-oeste de Santa Catarina. Através desta análise é possível medir quanto as variações foram positivas ou negativas para empresa em que o estudo foi aplicado, bem como analisar os índices de aplicações em investimentos de participação societária de caráter permanente em comparação ao ativo total da empresa. Uma vez que os investimentos em participações de outras sociedades estão relacionados à valorização no mercado externo e expansão das atividades das empresas investidoras, a importância desta pesquisa está em analisar como a empresa está agindo em relação à suas aplicações permanentes, evidenciando através dos resultados, o objetivo de crescimento e busca de resultados positivos para a continuidade da empresa.
Palavra-chave: Investimentos de caráter permanente. Variação de investimentos. Valorização da empresa.
1 INTRODUÇÃO
Tendo em vista a continuação e a valorização de seus negócios, as empresas eventualmente investem seus recursos em ações de outras entidades. Contudo, estes investimentos podem trazer não apenas rendimentos para a investidora, como também uma desvalorização de seus ativos.
Por serem os investimentos em participações societárias de caráter permanente, de grande representatividade nos ativos das investidoras, este estudo analisa os efeitos destes investimentos, visando evidenciar os reflexos sobre os ativos da investidora que atua no ramo de celulose e papel do município de Vargem Bonita.
As questões de pesquisa são: Qual o percentual de aumento em investimentos permanentes realizado na empresa, entre o período de 2008 a 2009? Qual o índice de imobilização dos ativos permanentes em relação ao ativo da empresa, no mesmo