Contabilidade básica
Para Iudícibus (1998) o objetivo da Contabilidade, então, pode ser estabelecido como o de fornecer informação como suporte à tomada de decisão, tanto dos usuários externos das entidades.
Já o objeto da contabilidade é o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Para Sá (1998) o objeto formal da contabilidade é o estudo do patrimônio das entidades em seus aspectos qualitativos e quantitativos.
Enfim, a contabilidade fornece a qualquer momento todos os elementos necessários á tomada de decisões pelos dirigentes ou proprietários das entidades, além de fornecer subsídios a pessoas estranhas, que tenham interesse em manter negócios diretos ou indiretos com ela.
Como podemos observar todas essas informações não são um "luxo" a entidade, mas sim a maneira mais eficaz e segura de mantê-la erguida, sobreviver em meio a tanta concorrência mundial que hoje existe, a importância da informação é indiscutível, além de que o Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresarial.
Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de