Contabilidade básica Resumo
A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio.
Patrimônio = Bens + Direitos + Obrigações
O profissional contábil poderá atuar como:
-Contador (Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc.)
-Auditor
-Perícia Contábil
-Analista Financeiro
-Consultor
-Outras áreas (Investigador de Fraudes Contábeis, Pesquisador, Escritor, Professor, Conselheiro, Controler, Controlador de Arrecadação, Fiscal de Tributos, Conferencista, entre outras.)
CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Promove o desenvolvimento da profissão contábil, fiscalizando a qualidade na prestação dos serviços, realizando o registro e os profissionais e organizações contábeis. É o Conselho representante dos profissionais contábeis, por intermédio dos CRC.
CRC - Conselho regional de Contabilidade
Tem como sua maior finalidade fiscalizar o exercício da profissão de Contabilista. Para os Contabilistas e os Escritórios contábeis exercerem suas atividades profissionais deverão ser registrados no CRC. Como Órgão Regional, é subordinado ao Conselho Federal de Contabilidade
Patrimonio é o conjunto de elementos necessários à existência de uma empresa, ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
Bens são tudo que pode ser avaliado economicamente. Estes podem ser: Tangiveis, corpóreos, concretos ou materiais. Intagiveis , incorpóreos, abstratos ou imateriais
Direitos são bens de nossa propriedade que estão no poder de terceiros.
Obrigaçoes são bens de propriedade de terceiros que