Violência Política
A violência política é um meio comum usado pelos povos e governos de todo o mundo para alcançar os objetivos “políticos”, ou seja, relacionada com os poderes legislativo, executivo e Judiciário de um Estado. As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como: Miséria, fome, desemprego.
Nos últimos anos, a violência política diminuiu na America Latina com o fim dos regimes ditatoriais que atingiram a região nas décadas de 60, 70 e 80. Mas em alguns países, como a Colômbia e o Equador, os números desse tipo de violência ainda são altos.
Exemplo
24/10/2013
Confrontos deixam mais de 100 mil refugiados no Congo
Segundo a organização, em consequência dos confrontos entre forças governamentais e rebeldes, mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas. Nairóbi - Em consequência dos confrontos entre forças governamentais e rebeldes, mais de 100 mil pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas na Província Oriental da República Democrática do Congo (RDC), denunciou nesta quinta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
De acordo com a MSF, as Forças Armadas da RDC e as Forças de Resistência Patrióticas de Ituri (FRPI) disputam pelo controle da região de Ituri, situada no nordeste do país, desde o último dia 23 de agosto.
No entanto, a violência se intensificou consideravelmente nos últimos três dias no distrito de Irumu do Sul, situado nesta mesma região, enquanto a população sofre com tiroteios e saques diariamente.
"A população simplesmente foi abandonada", lamentou o coordenador de emergências da MSF na cidade de Geti, Fred Meylan, que ressaltou que a ajuda humanitária à população da região é totalmente insuficiente para atender as necessidades urgentes.
Por conta da situação, a MSF exaltou a necessidade de se mobilizar mais recursos e pediu as partes envolvidas no conflito para respeitar à população civil e a integridade dos equipamentos médicos.
De