resumo Capitulo 10 Contabilidade Básica
Princípios contábeis são premissas básicas sobre os fenômenos relativos à área da Contabilidade. Para um princípio ser aceito ele deve obedecer duas regras básicas: I) ser considerado praticável e objetivo pelo consenso profissional e; II) ser considerado útil.
São seis os princípios adotados pela Contabilidade:
1. Entidade: segundo este princípio deve existir a distinção de Entidades, com a separação da pessoa física da pessoa jurídica.
2. Continuidade: considera-se que a empresa operará indefinidamente. Deve ser adotada a mesma filosofia desde o decorrer da empresa até a sua liquidação.
3. Realização: a Receita não ocorre apenas no momento do balanceamento, mas sim em cada transferência realizada.
4. Custo como base de Valor: devem ser considerados os preços originais de aquisição ou de fabricação de cada elemento computado.
5. Confrontação das Despesas com as Receitas: as despesas devem estar relacionadas com o seu “fator gerador”, para facilitar o entendimento no momento do fechamento.
6. Denominador monetário comum: apenas podem ser registrados os eventos avaliáveis em moeda.
As convenções são limites, restrições ou alterações relacionadas aos princípios citados anteriormente, atribuindo maior precisão aos seus significados.
São quatro as convenções adotadas pela Contabilidade:
1. Consistência: o contabilista não pode mudar de critério quando tiver desejo de fazê-lo. Caso a mudança realmente seja necessária, deve ser feita com aviso prévio.
2. Conservadorismo: caso existam dois valores possíveis de serem adotados de algum bem, o contabilista deve escolher sempre o de menor valor.
3. Materialidade: em sua atividade, o contabilista não pode se prender com detalhes ínfimos e insignificantes, deve sempre focar no que é essencial para as operações.
4. Objetividade: sempre que possível, o contabilista deve se apoiar em materiais de apoio como documentos e evidencias (apenas as que forem necessárias). Cria