Resumo do livro contabilidade básica
Contabilidade: Ciência social que tem como objetivo interpretar os fenômenos que estão contidos nas operações patrimoniais, financeiras e econômicas.
O surgimento da ciência contábil está atrelado ao nascimento do modo de produção capitalista.
No passado, serviu como instrumento de controle por parte dos estados que influenciavam na vida econômica do país.
Atualmente, a contabilidade está presente nas sociedades com e sem fins lucrativos, bancos, patrimônios individuais e nos governos.
1.2 Grupos de pessoas e de interesses que necessitam da informação contábil.
A informação contábil possui obrigação de estarem em condições de atender os mais variados interesses, estes nem sempre coincidentes.
1.2.1 Sócios acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral.
O grupo tem o objetivo precípuo centrado na rentabilidade e segurança nos investimentos, apesar de nem sempre pertencerem diretamente à área administrativa estes necessitam de informações claras que possam viabilizar os seus objetivos: lucratividade e satisfação pessoal.
1.2.2 Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões.
Geralmente são gestores de sociedades, que se utilizam, de forma imprescindível, das informações contábeis para a tomada de decisões de caráter administrativo e financeiro.
1.2.3 Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro.
Estas entidades e pessoas apresentam objetivos focados na rentabilidade, retorno e segurança de seus investimentos, sobretudo desconsiderando quaisquer circunstâncias alheias aos objetivos acima citados: sentimentalismo passional e apego de qualquer ordem à instituição investida.
1.2.4 Governo e economistas governamentais.
O objetivo no uso da informação contábil por parte de entidade e pessoas envolve a tributação e arrecadação de impostos, bem como a utilização dos dados contábeis fomentarem o desenvolvimento econômico através da implementação das politicas