Fatos Marcantes Durante a Copa do Mundo
1- Estádios caríssimos
Uma das peculiaridades desta edição do Mundial foi sem dúvida os palcos das partidas. Os estádios brasileiros foram alvo de diversas críticas por parte da população. Isso porque o país precisou praticamente construir 12 novas arenas para se adaptar aos padrões FIFA e poder realizar a Competição.
Os 12 estádios da Copa do Mundo de 2014 custaram, somados, 42% a mais do que o previsto em seus projetos iniciais. Com isso, o valor total dos estádios subiu dos 5,97 bilhões de reais para 8,48 bilhões de reais. Arenas magníficas, entretanto algumas delas devem se tronar “elefantes brancos” após o Mundial, já que foram construídas em locais nos quais não existem clubes de grande expressão para mantê-las.
2- Manifestações de alegria
Talvez a maior preocupação do mundo em relação a realização da Copa no Brasil fosse as manifestações. Em 2013, uma série de protestos levou milhões de brasileiros às ruas para protestar por melhorias em diversos setores econômicos e estruturais do país, como saúde, educação, transportes, dentre outros.
Antes da Copa começar, muitos brasileiros acreditavam que as manifestações iriam tomar proporções maiores durante o evento. A mídia internacional também apostou nisso, mas o que se viu durante um mês de competição foram manifestações de alegria e carisma por parte dos brasileiros, que deixaram os protestos de lado para vivenciar o clima da competição. Obviamente, algumas manifestações aconteceram, mas nada que pudesse ganhar as principais manchetes do mundo.
3- Alemanha inesquecível
Não teremos que nos esforçar para lembrar da seleção campeã deste Mundial. A Alemanha deu show em solo canarinho e conquistou a taça com méritos e muito carisma. Mesmo aplicando a goleada mais vexatória da história da seleção brasileira, 7 a 1 nas meias-finais, os alemães conquistaram o povo e demonstraram uma alegria fora do comum.
Eles realmente “curtiram” o Brasil,