Contabilidade basica
1ª Parte:
01. Conceitue patrimônio.
O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma organização. O Patrimônio divide-se em duas partes: A parte positiva, composta pelos bens e direitos à qual denomina-se ATIVO e a parte negativa, composta pelas obrigações com terceiros e com os proprietários, à qual denomina-se PASSIVO.
02. Conceitue balanço.
O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis, seu objetivo é demonstrar a posição da entidade em determinado momento. O Balanço é uma espécie de radiografia da empresa em uma data específica, ou seja, é uma posição estática dos componentes patrimoniais. O nome Balanço vem de equilíbrio (balança) e fundamenta-se na equação patrimonial que diz: ATIVO TOTAL é igual a PASSIVO TOTAL. De maneira geral, as empresas elaboram seus Balanços pela necessidade de apresentar graficamente o seu Patrimônio. As principais razões para a elaboração do Balanço são de ordem fiscal, societária, gerencial e para a obtenção de crédito junto a bancos e fornecedores.
03. Que entende por ativo, passivo e patrimônio líquido?
• ATIVO é o conjunto de bens e direitos de uma entidade; é a parte positiva do patrimônio, constituída pelas aplicações de recursos e por isso, de natureza devedora. • PASSIVO é o conjunto de obrigações de uma entidade, é a parte negativa do patrimônio, constituída pelas origens de recursos (fontes) e por isso, de natureza credora. • Patrimônio Liquido - são as obrigações com os proprietários, portanto, não apresentam prazo determinado para pagamento. Este grupo também pode ser denominado de: Passivo Não Exigível; Situação Liquida; Recursos Próprios ou Capital Próprio. O valor do Patrimônio Liquido pode ser obtido pela diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível.
04. Qual é a equação básica do patrimônio?
Patrimônio = BENS + DIREITOS + OBRIGAÇÕES
05. Quais as fontes de recursos e onde são aplicados esses