Contabilidade Avançada
ETAPA 1
1. O que são títulos de crédito? E qual a classificação contábil?
Títulos de crédito são papéis representativos de uma negociação comercial, uma obrigação assumida entre as parte oriunda de atividade mercantil, emitidos conforme a legislação. São classificados como valores a receber de clientes / terceiros e podem ser de curto, médio ou longo prazo. A nomenclatura varia de acordo com o plano de contas, cujos exemplo de nomes são: Duplicatas a Receber, Clientes, Valores a Receber, etc. 2. O que são valores mobiliários? E qual a classificação contábil?
Valores Mobiliários são documentos emitidos por empresas públicas ou privadas, que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que são negociados em mercados de valores mobiliários, por exemplo, bolsa de valores. A classificação contábil está diretamente relacionada ao grau de liquidez do título. Quanto maior o grau de liquidez, mais ele se aproxima da classificação em disponibilidades (caixa). Quanto menor o grau de liquidez, mais se aproxima de ser classificado como investimento.
3. O que são aplicações financeiras? E qual a classificação contábil?
Aplicações financeiras são compras de ativos financeiros na expectativa de que, em determinado prazo, produza retorno financeiro. São classificados como circulante e somadas as disponibilidades de caixa.
4. O que são os investimentos? E qual a classificação contábil?
Investimentos são todos os títulos relacionados nos itens 1 a 3, que a empresa mantém em seu ativo, com a intenção de obter remuneração a longo prazo. São classificados como não circulantes.
Títulos de Crédito
De maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie. A definição mais corrente para título de crédito, elaborada por Vivante, é "documento necessário para o exercício do direito, literal e autônomo, nele