Contabilidade avançada
O Conceito de Títulos de Créditos, são papeis emitidos por entidades financeiras (Letra de câmbio, Certificados de depósitos Bancários, etc.) ou por entidades não financeiras, (Debêntures) com o objetivo de captação de recursos no mercado financeiro.
A Classificação Contábil classifica representando o debito ou o crédito de acordo com a operação realizada e, é dessa classificação que surgem os registros nos diversos livros, como o Diário, Razão, Caixa, etc; que por sua vez dão origem aos Balanços e Balancetes.
A Classificação Contábil são:
Os Empréstimos e recebíveis normais de transações comuns, como contas a receber de clientes, fornecedores, contas e impostos a pagar, etc.
Investimentos mantidos até o vencimento;
Ativo financeiro ou passivo financeiro mensurado ao valor justo por meio do resultado, composto pelos ativos e passivos financeiros destinados a serem negociados;
Ativos financeiros disponível para vendas, constituídos pelos ativos financeiros a serem negociados no futuro;
Para classificar determinada operação, temos que saber inicialmente das alterações que esta operação vai provocar nos elementos patrimoniais.
VALORES MOBILIÁRIOS
Os valores mobiliários são papeis emitidos por entidades financeiras ou não, representativos de frações de um patrimônio ou de direitos sobre a participação num patrimônio. Os Valores mobiliários adquiridos por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, exceto cooperativas de crédito, agência de fomento e sociedades de crédito ao micro empreendedor, devem ser registrados pelo valor efetivamente pago, e devem ser classificados nas seguintes categorias:
Títulos de Negociação – adquiridos com o propósito de serem negociados. Avaliação ao valor Justo e apropriação do ajuste, com resultado do período em ganho ou perda.
Títulos disponíveis para venda – que não se enquadrem como para negociação nem como mantidos até o vencimento;