CONTABILIDADE - Atividade 5
RESPOSTA:
• Despesas antecipadas: São aquelas em que o pagamento ocorre antes de a despesa aparecer na demonstração do resultado. Os exemplos mais comuns de despesas antecipadas são aluguel, seguros, estoques e depreciação. Em todos os casos ocorre primeiramente a movimentação no caixa, o pagamento a terceiros. A contrapartida para o crédito no caixa será o lançamento a débito numa conta de ativo.
• Receitas antecipadas: Ocorre quando a entidade recebe antes de prestar o serviço ou vender um produto. Como é o caso da companhia aérea e de um jornal, por exemplo, é comum na empresa aérea o passageiro comprar uma passagem meses antes de sua viagem. Nesta situação, ocorreu uma movimentação no caixa num primeiro momento e somente algum tempo depois existirá a prestação de serviço, desta forma a entidade terá uma obrigação para com seu cliente até que ocorra a prestação do serviço. Desta forma, a Receita Antecipada corresponde a um passivo da empresa, e não uma conta de resultado. A Receita somente aparecerá no resultado da empresa quando ocorrer à entrega do bem ou serviço.
• Despesas a pagar: Nas despesas a serem pagas é comum encontrarmos juros, impostos e salários. Neste caso, o ajuste é necessário para reconhecer a obrigação, algumas delas associadas ao transcorrer do tempo. O lançamento típico de Despesa a Pagar é feito através do crédito de um passivo e o débito de uma conta que afeta o resultado.
• Receitas a receber: O ajuste de Receita a Receber pode ocorrer quando uma entidade fez um contrato de prestação de serviço por um período de tempo que pode ultrapassar a um mês. Em tais casos, ao final de cada mês a entidade poderá verificar quanto do serviço já foi prestado e fazer o lançamento de ajuste.
Questão 02 (Valor: 0,2 pontos) – Analise o