Contabilidade ambiental
Este trabalho de analise bibliográfica tem como objetivo mostrar como a contabilidade pode auxiliar na gestão sustentável do meio ambiente. Ele foi elaborado por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, em três etapas do Método Educar pela Pesquisa (MEP): a primeira etapa – de exploração e planejamento; a segunda, de desenvolvimento e a terceira, de apresentação escrita. Não só a contabilidade, mais também a utilização de um sistema de gestão ambiental resultará no desenvolvimento sustentável, otimizando o uso racional dos recursos naturais, garantindo o bem estar das gerações futuras, com responsabilidade social, moral e ética. A conscientização da necessidade de preservação dos ambientes naturais passa a ser uma forma de garantir a sobrevivência das espécies vivas, inclusive do homem. Dessa forma as empresas como agentes de desenvolvimento econômico passaram a dar atenção especial a esta causa devido às pressões do mercado consumidor e das politicas ambientais cada vez mais rígidas, investindo em processos que aumentem sua sustentabilidade ambiental.
Palavras-Chave: Contabilidade, Contabilidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental.
Introdução
Nos dias de hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, as organizações, através de suas atividades de exploração dos recursos naturais, está comprometendo o padrão de vida da sociedade, causando diversos malefícios a população devido aos impactos no meio ambiente. A contabilidade ambiental está sendo uma grande conquista para a classe contábil, pois além de ter uma legislação muito bem elaborada acerca do meio ambiente, está sendo de grande valia para as organizações, identificando, avaliando, registrando, demonstrando e analisando os fatos ambientais decorrentes de sua atividade exploratória.
Pretende-se com essa pesquisa bibliográfica demostrar como a contabilidade tem ajudado no desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
1 A importância da contabilidade ambiental
A contabilidade