Contabilidade Ambiental
O modelo econômico atualmente utilizado em escala mundial é o capitalismo, que visa meramente o lucro máximo, gerado pelo desenvolvimento econômico, deixando o meio ambiente em segundo plano, principalmente pelo fato de que a produção de lixo em larga escala não passa pelos sistemas devidos de cuidado sendo descartados sem cuidado.
Na ultimas décadas os recursos naturais tem sido tratados como matéria-prima para o processo de produção em larga escala, principalmente industrial, não sendo sustentável em longo prazo, vez que recursos naturais são esgotáveis, podendo esgotar em caso de utilização indiscriminada ou sem planejamento.
Antigamente, a única preocupação do mundo corporativo era a obtenção de lucro, contudo, ao longo das décadas tal objetivo foi se transformando, de forma que tal objetivo nunca é plenamente alcançado se não for acompanhado pelo cumprimento da responsabilidade social, e da sustentabilidade, por exemplo, outro valor te tem sido pensado cada vez mais, para o bom desenvolvimento empresarial.
A contabilidade é um sistema de informações que e situação financeira e a evolução patrimonial da empresa, devendo mostrar também em seus relatórios os dados relacionados ao meio ambiente, buscando responder este novo desafio, respondendo aos usuários sobre a atuação das empresas em relação ao meio ambiente e suas obrigações sociais, tratando diretamente da responsabilidade social e da questão ambiental.
Logo, a Contabilidade deve buscar soluções para os problemas sociais, pois, prestando determinados tipos de informação, irá auxiliar tanto os usuários quanto o governo no incentivo à empresas que tenham como atitude o interesse em não agredir o meio ambiente, e através de um sistema de gestão ambiental irá cumprir sua função social, trazendo benefícios à sociedade.
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente, o modelo de desenvolvimento empresarial visa a estratégia como de crescimento e geração de capital, de forma que seu quadro de