Contabilidade ambiental
A Contabilidade dos Recursos, Contabilidade Econômica e Ambiental Integrada, Contabilidade Ecológica, Contabilidade Aplicada ao Meio Ambiente, ou simplesmente, Contabilidade Ambiental é um curso de Pós-Graduação, isto é um estudo que a Ciência Contábil, como próprio nome diz é voltada ao aspecto dos problemas ambientais, causados pelo Homem.
“É preciso proteger o ecossistema como um todo, inclusive as espécies mais insignificantes ou repugnantes: todos têm um papel importante nesse equilíbrio” (BRANO, 1993, pág 27).
Desenvolvida em 1970, quando os interesses das empresas começaram a focalizar na busca de soluções aos problemas ambientais, por tais motivos: facilita a expansão no mercado exterior, como na Europa e em países norte-americano, conscientização por parte dos próprios empresários, legislações rigorosas, índice de pesquisas sobre escassez dos recursos naturais não renováveis, valorização da marca perante a sociedade, redução da qualidade dos recursos naturais livres, e com isso, diminui os custos.
Este curso envolve:
Legislação e regulação ambiental;
Responsabilidade civil por danos ambientais;
Definição dos recursos renováveis (vegetais e animais), não renováveis (minerais, fósseis, entre outros) e livres (água, solo, e ar);
Classificação dos Ativos, Passivos, Patrimônios Líquidos Ambientais (este ultimo, frequentemente nem existe);
Planejamento de recuperação de áreas degradadas;
Técnicas e métodos de avaliação dos riscos e impactos ambientais;
Instrumentos gestão dos recursos ambientais;
Conhecimento dos métodos quantitativos e aplicativos controladores, financeiros de áreas ambientais;
Instrumentos legais de proteção civil ambiental: ação publica, ação improbabilidade administrativa, ação extrajudicial, tutela antecipada, e medidas cautelares.
Entre outros aspectos, este curso mostra importância do ambiente para todos os seres vivos e a importância da relação entre o ambiente e a economia, demonstrando