Contabilidade Ambiental
O modelo mais utilizado pelas empresas para atingir o objetivo foi a implantação de uma gestão ambiental, pois elas conseguem controlar os impostos de suas atividades produtivas sobre o meio ambiente. Isto gera uma interação entre a administração e a produção. Deve ser adotada por todos os níveis de função da alta administração até o nível operacional.
A Contabilidade é considerada uma poderosa ferramenta para este processo, mais no Brasil verifica-se um baixo grau de conhecimento e aplicação da Contabilidade Ambiental, entende-se que a contabilidade pode auxiliar os administradores no gerenciamento empresarial do meio ambiente. Pode-se definir contabilidade ambiental como estudo do patrimônio ambiental (bens, direitos e obrigações ambientais) das entidades: O objetivo é fornecer aos seus usuários internos e externos informações sobre os eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial. Há muitas dificuldades as quais impedem seu uso. A principal é a segregação das informações gerais da empresa bem como sua correta classificação e avaliação contábil. Contudo, os principais conceitos da contabilidade estão descritas abaixo:
• Ativo Ambiental: todos os bens e direitos destinados ou provenientes da atividade de gerenciamento ambiental, podendo estar na forma de capital circulante ou capital fixo.
• Passivo Ambiental: é toda obrigação contraída voluntário ou involuntariamente destinada em ações de controle, preservação e recuperação do meio ambiente.
• Receita