contabilidade ambiental
Publicado em 21 de julho de 2011 por admin
Em uma iniciativa pioneira, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram, em novembro de 2010, o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, blisters, frascos, bisnagas entre outros. Inicialmente o projeto foi implantado em duas lojas do Pão de Açúcar e três do Extra, mas a partir deste mês mais 18 drogarias Extra da capital paulista servirão como postos de arrecadação destes resíduos.
A mecânica do programa envolve todas as etapas de descarte. O consumidor deposita todos os tipos de embalagens primárias, medicamentos e cortantes nas urnas coletoras dispostas nas drogarias das lojas Extra e Pão de Açúcar participantes. Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, as urnas são confeccionadas em recipiente específico, revestido internamente por uma película plástica, que elimina o risco de acidentes, além do sistema de lacre que impossibilita a coleta dos resíduos por pessoas não autorizadas.
O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma também treinaram todos os funcionários das drogarias para que estejam aptos a ajudar o cliente na hora do descarte, assim como tirar dúvidas e incentivá-lo quanto ao descarte consciente. O treinamento também capacitará os funcionários a fazerem a retirada correta dos resíduos e armazenamento, garantindo, assim que nenhum cliente tenha contato com qualquer um dos materiais descartados.
O Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) é parceiro no projeto e, através das concessionárias de coleta Loga e Ecourbis, será o responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos armazenados nos estabelecimentos participantes. O projeto conta também com o apoio e aprovação da COVISA