Contabilidade Ambiental
Durante os últimos anos, a preocupação em relação à preservação ambiental vem se tornando cada vez mais uma das principais causas no mundo. Com isso a pressão exercida pela sociedade sobre as empresas que não respeitam o meio ambiente vem aumentando cada vez mais mesmo com o rigor da legislação ambiental por parte da proteção e preservação da mesma. (SANTOS et al., 2001).
Temos a gestão ambiental como um modelo mais usada atualmente nas organizações para alcançar este objetivo e controlar os impactos exercido sobre o meio ambiente. (SANTOS et al., 2001).
Segundo Dagostim (2010),
[...] Contabilidade Ambiental não se trata de uma nova contabilidade, mas de um conjunto de procedimentos técnicos utilizados pela contabilidade para registrar e informar os procedimentos de proteção ao meio ambiente adotados pela pessoa jurídica que desenvolve atividades que podem provocar danos ambientais. [...] Assim, a Contabilidade Ambiental procura conscientizar os operadores da contabilidade para prestar as melhores e mais completas informações sobre os gastos aplicados na proteção do meio ambiente. Dessa forma, à guisa de reflexão para os contadores, em seus trabalhos, é importante fazer análises desses riscos, de acordo com a atividade que cada empresa irá ou está desenvolvendo, seja no que tange aos seus ativos e passivos.
Portanto, a gestão ambiental visa organizar as atividades humanas que originem o menor problema possível sobre o meio ambiente que vai desde as escolhas dos melhores métodos até o cumprimento das leis e a melhor utilização dos recursos humanos e financeiros. A utilização de uma gestão ambiental cria oportunidades à empresa adicionando valores e obtendo vantagens competitivas mediante reconhecimento do público, economizando custos ou ganhos adicionais, e ao mesmo tempo aliviando o impacto do seu processo produtivo ao meio ambiente. (AULER, 2002; BRUNS, 2010).
1.1 Contexto
A empresa Athayde Produtos Químicos Ltda.