contabilidade ambiental
Este é um ramo da ciência contábil em evolução, mas que é ainda necessário solidificar alguns conceitos essenciais. Desta forma, a contabilidade ambiental pode contribuir com ferramentas vitais na gestão da empresa – do processo de tomada de decisões à avaliação de desempenho nesse momento de preocupação com o meio ambiente.
Constante evolução vem alcançando a nova aplicação da Contabilidade que concerne aos fatos do ambiente natural.
A vocação dos estudos contábeis, no sentido de assumir a responsabilidade holística foi recente, e deveras muito nova se considerarmos tal etapa em relação à já longa história da nossa ciência.
A empresa cidadã se desenvolve imersa na sociedade, na qual busca seus clientes, funcionários e outros insumos necessários para sua operação. Ela não se atém apenas aos resultados financeiros expressos em seu balanço, mas inova a formulação de um balanço social, em que avalia sua contribuição à sociedade.
Portanto, verifica-se que a sociedade é que dá permissão para a continuidade da empresa e que os detentores de recursos não querem arriscar indefinidamente seus patrimônios em companhias que se recusem a tomar medidas preventivas na área social e ambiental. Posição semelhante assumem os consumidores. Profissionais competentes não podem comprometer a saúde em função da permanência em locais inadequados.
Logo, a empresa precisa se adaptar aos parâmetros exigidos para não agredir ao meio ambiente e, por meio do reconhecimento e divulgação do seu passivo ambiental, e da evidenciação dos ativos ambientais e dos custos e despesas com a preservação, proteção e controle ambiental, ela torna claro para a sociedade o nível dos esforços que vem