Contabilidade ambiental
Diversas organizações empresariais estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho mais satisfatório em relação ao meio ambiente. Essas organizações nacionais devem se conscientizar de que a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pode trazer melhorias nos processos industriais com a preservação do meio ambiente, e que este sistema vise ter controle sobre o impacto ambiental de uma atividade empresarial.
Para uma ciência social como a Ciência Contábil, há uma relação entre o homem e a sua riqueza, por isso a contabilidade deve criar um mecanismo de registro, análise e interpretação de fenômenos resultantes das ações contra o meio ambiente, gerando assim a contabilidade ambiental, que é aquela que usa técnicas e tecnologias no tratamento das relações econômicas e de riqueza ligadas ao meio ambiente. A profissão contábil não pode mais ignorar os problemas ambientais, pois é ela que forma um elo entre empresas e comunidades. É a contabilidade que vai despertar o interesse da empresa para as questões ambientais ajudando a classe a implantar, em sua gestão empresarial, a variável ambiental, não apenas para constar na legislação, mas por uma verdadeira conscientização ecológica.
A contabilidade ambiental tem o objetivo de registrar as transações da empresa que impactam o meio ambiente e os seus efeitos na posição econômica e financeira. A gestão ambiental inclui uma série de atividades que devem ser administradas, uma das mais importantes é sempre se assegurar de que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais. A gestão ainda deve monitorar o programa ambiental da empresa verificando se há programas de prevenção à poluição. Coso algum programa tenha gerado danos ao meio ambiente, a gestor ambiental deve gerar instrumentos de correção para que o programa fique de acordo com a prática. O balanço ambiental tem por objetivo tornar pública, para fins de avaliação e desempenho, toda e qualquer atitude das