Contabilidad
O presente artigo tem como objetivo apresentar conceitos e definições a respeito da contabilidade rural e sobre a gestão do agronegócio. No Brasil, a empresa rural e o agronegócio tem sua evolução contábil tardia e os conhecimentos sobre as técnicas de contabilidade rural estão sendo difundidas entre os agricultores com maior ênfase, nas últimas décadas. Portanto, o empresário rural necessita conhecer e se apossar dos conceitos e técnicas ligadas a contabilidade rural com rapidez e levando em conta o cenário competitivo do mercado empresarial sob qualquer ramo de negócio. Assim, é necessário que o produtor rural entenda-se como um empresário e veja sua propriedade como uma empresa, a fim de poder manter-se competitivo e lucrativo e de melhor gerir sua atividade rural.
“é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.
O produtor rural, assim, já não se limita a apenas produzir, ele vem buscando conhecer o meio em que atua, gerenciar sua empresa rural, seja ela grande ou pequena, e introduzir tecnologias que o ajudem nesta tarefa. Neste sentido, desenvolve-se o presente artigo que tem como objetivo apresentar alguns conceitos necessários ao entendimento da contabilidade rural para entender o novo processo de gestão rural que se configura no cenário do agronegócio brasileiro.
A Contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, a prensa de Gutenberg, o descobrimento da América, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso a Revolução Industrial; são marcos da nossa história que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil.
A contabilidada controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre