contabilidad
DISCIPLINA
TEORIA MICROECONOMICA
PROFESSOR
Adm. Esp. Heliel Eustáquio da Silveira
SITUAÇÕES DISTINTAS DE ELASTICIDADES
DEMANDA ELÁSTICA: Uma variação % no preço provoca uma variação % maior na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.
Ex. calcule a elasticidade para uma redução em 10% no preço que provocou um aumento de 40% na quantidade demandada:
Obs. Demanda Elástica significa que a quantidade demandada é sensível ao preço.
DEMANDA PERFEITAMENTE ELÁSTICA: Um caso extremo de sensibilidade ao preço ocorre quando a demanda é perfeitamente ou infinitamente elástica. Mesmo a menor alteração no preço provoca uma enorme alteração na quantidade demandada.
DEMANDA COM ELÁSTICIDADE UNITÁRIA: Uma variação % no preço resulta em um variação % igual na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das quantidades procuradas é rigorosamente proporcional à redução relativa dos preços.
Ex. calcule a elasticidade para um aumento de 10% no preço que provoca uma redução em 10% na quantidade demanda
DEMANDA INELÁSTICA: Uma variação % no preço resulta numa variação % menor na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das quantidades procuradas é menos do que proporcional à redução relativa dos preços.
Obs. Quando a demanda é inelástica, a quantidade demandada não é muito sensível ao preço.
DEMANDA PERFEITAMENTE INELÁSTICA: Não importa o preço, a quantidade demandada é a mesma. Ex. Insulina – droga utilizada pelos diabéticos para controlar o nível de açúcar no sangue. Para os diabéticos, as quantidades requeridas de insulina são bem rígidas e não existe substituto para seu uso. Uma queda do preço não irá estimular os diabéticos a usar mais, nem uma modesta alta no preço fará com que os diabéticos economizem no seu uso.
ELASTICIDADE-PREÇO X RECEITA DOS PRODUTORES
E agora vem a