Movimentos musicais brasileiros
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Bossa Nova
3. Canção de Protesto
4. Música Popular Brasileira
5. Tropicalismo
6. Clube da Esquina
7. Jovem Guarda
8. Conclusão
9. Referências
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre alguns gêneros musicais brasileiros: de como surgiu, em que ano, sua características e influências, e exemplos de algumas músicas e artistas de cada gênero; Com objetivo de aprender um pouco mais sobre a cultura/música brasileira.
2. BOSSA NOVA
Esse estilo musical teve início em 1958, onde os cantores abordavam em suas músicas, coisas que aconteciam no cotidiano das pessoas. A Bossa Nova teve fortes influências do jazz norte-americano e também do samba. Garota de Ipanema (de Tom Jobim), Águas de Março (de Tom Jobim) e Aquarela (de Vinicius de Moraes) são alguns exemplos de músicas de Bossa Nova.
3. CANÇÃO DE PROTESTO
A Canção de Protesto só teve impulso a partir de 1960, onde os cantores expressavam, de certa forma, suas opiniões sobre a realidade, suas frustrações e desejos, críticas, entre outros. Geração Coca-Cola (de Legião Urbana), É proibido proibir (de Caetano Veloso) e American Idiot (de Green Day) são exemplos de Canção de Protesto.
4. MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
A MPB, a abreviação de Música Popular Brasileira, surgiu em 1966. O nome desse gênero musical é uma mistura de dois movimentos musicais. A MPB abrange algumas misturas de estilos musicais, como por exemplo o samba-rock, samba reggae e o samba pop. Pra você guardei o amor (de Nando Reis), Linda Rosa (de Maria Gadú) e Erva Venenosa (de Rita Lee) são exemplos de MPB.
5. TROPICALISMO
O tropicalismo, também conhecido como Tropicália, surgiu no final de 1960. O tropicalismo misturou alguns estilos musicais, tais como samba, rock, bossa nova, etc. Falavam sobre coisas do dia-a-dia e tinham tons poéticos. E influenciou outros gêneros musicais. Aquele Abraço (de