CONTABILIADADE DE CUSTOS
Passo 3 – Resumo
Nos passos anteriores podemos observar como que uma indústria precisa estar bastante atenta ao se comercializar um produto que gera concorrência.
Pois ao lançar uma marca a mesma tem que estar atenta a vários fatores, tais eles como seus custos diretos e indiretos.
Muito se pensa apenas no produto final, no que irar gerar lucro para a empresa e poucos pensam nos custos gastos para a sua realização.
No artigo mencionado na atps sobre os custos podemos observar vários aspectos do mesmo tais como:
Custos diretos: O mesmo vem relacionado sobre a matéria prima usada para a preparação e fabricação do produto, os serviços subcontratados e aplicados diretamente no produto, etc.
Custos indiretos: Podemos citar varias opções de custos indiretos, tais eles como mão de obra indireta (aqueles serviços que não estão ligados diretamente na fabricação de um produto: supervisores, Rh, operações, etc.), materiais indiretos (Produtos que são utilizados na produção para o auxilio do produto e não na fabricação, tais como: Graxa, lubrificantes, freezers e vários outros). Também podemos citar outros produtos indiretos que se dizem a respeito a existência fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, manutenção de equipamentos e seguros.
Terminologia contábil básica
Procuramos se aprofundar sobre o assunto e pesquisamos alem do que a atps estava pedindo, e podemos perceber vários aspectos ligados ao tema, tais eles como:
Quando uma empresa assume o compromisso financeiro para adquirir um bem ou serviço, podendo ser assim definidos como gastos de investimento. Também quando for usado em vários processos produtivos com gastos de consumo e o mesmo ser utilizado no momento da produção ou do serviço. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesas.
Pensa-se nos gastos necessários para fabricar os produtos da empresa. São aqueles efetuados pela empresa que farão nascerem os seus produtos.