Contabiliadade de custo
Ferramenta para Tomada de Decisão.
Objetivos de aprendizagem:
• O que são Custo
• Como o controle dos custos pode ajudar na tomada de decisão.
Contextualização
No mercado competitivo dos dias atuais em que você esta englobado, grandes corporações instalam-se em países em desenvolvimento, com o claro intuito de explorar uma mão-de-obra barata, , onde pequenas empresas ficam em condições desiguais de competição com as grandes corporações comerciais. Neste panorama torna-se cada vez mais imprescindível a busca por meios que possibilitem um valor final do produto em condições de competição das pequenas contra as grandes empresas. Mas como saber o que compõe o valor de venda se não conhecemos uma base de quanto custa a sua aquisição ou elaboração? Daí a necessidade da existência de um estudo detalhado da composição dos custos destes materiais. Com esta ótica nos próximos capítulos iremos estudar como podemos detalhar os custos produtivos, que nos possibilitará verificar como são compostos os custos dos materiais aplicados no processo e quais são as fontes de informação para a gestão destes custos.
1 HISTÓRICO É fato pacífico que o grande impulso da contabilidade de custos deu-se com o advento da revolução industrial, no século XVII, já que, como o próprio momento histórico nos remete, esta foi uma fase de adaptação da sociedade para uma nova realidade econômica e social, acostumada com os modelos comerciais, tão comuns àquela época e os quais já vinham de longo período histórico de evolução. Contemplar uma demanda de mão-de-obra e o efeito cascata deste modelo sobre os padrões de serviços existentes à época foram de grande relevância. Neste sentido, Martins (2001, p.37) diz que,
[...] as regras básicas de Custos nasceram da necessidade daquele profissional que, nos primórdios da era industrial, acabou aplicando os critérios da contabilidade comercial para a avaliação do lucro e, conseqüentemente, para a avaliação dos estoques.