Contabeis
O orçamento consiste no instrumento que as empresas lançam mão para definir quantitativamente seus objetivos e promover a especificação dos fatores necessários para alcançá-los.
Como instrumento básico da decisão no processo administrativo, visa o orçamento à definição prévia de um quadro geral dos resultados operacionais a serem galgados e, em conseqüência, a confecção de todo um planejamento de atividades dos diversos setores da empresa.
A vantagem principal do orçamento consiste na disponibilização de informações e dados que possibilitam promover constantes confrontos entre os resultados alcançados e os números antecipadamente orçados.
Enquanto estimam o orçamento, as empresas levam em consideração todos os fatores que poderão influir no período respectivo, tais como os casos fortuitos.
Em sua elaboração, o orçamento deve dispor de uma memória de cálculo para cada verba orçada, e a respectiva demonstração dos valores.
A fim de viabilizar o adequado uso da técnica orçamentária, mister se faz a adoção de dois atributos essenciais: a flexibilidade e a agilidade.
Está última se torna imprescindível em cenários de grande volatilidade, onde se constata a variação ou a ocorrência de um fato novo. Deste modo, o orçamento deve ser ágil o suficiente para ajustar-se a esses novos elementos, resultando, assim, uma nova posição orçamentária.
Sua flexibilidade deve ser de tal maneira que o recebimento e a absorção dos novos fatores produzam uma nova posição orçamentária, sem desfigurar a orientação preconizada pela direção da empresa, constante da posição orçamentária, originalmente, prevista e aprovada.
Orçamento de Vendas
As metas de vendas não se estabelecem ao acaso. Devem resultar de uma análise criteriosa. São conhecidas inúmeras técnicas de previsão, que podem ser utilizadas. Em 1976, uma pesquisa de Alexander Hamilton Institute, Inc., detectou que nos Estados Unidos os cinco métodos