contabeis
1 INTRODUÇAO..........................................................................................................3
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - Unopar aborda a gestão empresarial, ressaltando a importância das empresas em analisar o contexto administrativo.
Ter informações precisas sobre os ativos e a situação contábil da empresa é um fator que faz toda a diferença diante das adversidades que podem ocorrer num setor amplo e complexo como o empresarial.
Atualmente, o orçamento deve ser utilizado como forte aliado, pois este se deriva do processo de planejamento da gestão, e ira organizar e controlar o ambiente externo e interna da empresa.
A entidade tem o dever de apresentar suas demonstrações contábeis aos órgãos normativos. Estas auxiliam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade. .
2. ORÇAMENTO
O orçamento, de uma forma geral, é uma atividade rica em informações e por isso se torna tão complexa; não obstante, proporciona um melhor controle das atividades da empresa. Welsch (1983, p.22) salienta que “é preciso reconhecer que não se trata de uma técnica separada que possa ser concebida e utilizada independente do processo de administração como um todo”. Ele também concede ao planejamento organizacional os indicadores necessários para avaliação das metas, relacionando-as sempre aos objetivos almejados pela organização.
Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de