Contabeis
Política fiscal
Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para arrecadação de tributos (política tributária) e controle de suas despesas ( política de gastos).
Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado.
A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elementos da demanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto.
Objetivo: Redução da inflação
➢ Diminuição dos gastos públicos ➢ Aumento da carga tributária
Objetivo: crescimento econômico e geração de empregos
➢ Aumento dos gastos ➢ Diminuição da carga tributária
Objetivo: Distribuição de renda
➢ Instrumentos utilizadas de forma seletiva
Política monetária
Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de crédito e das Tx.de juros. Instrumentos:
A política monetária pode ser aplicada através dos seguintes instrumentos básicos: estruturas das taxas de juros; controle dos movimentos do capital internacional; controle sobre os termos de compra e venda a prestação e controles gerais ou seletivos sobre o crédito concedido por bancos e outras instituições financeiras sobre as emissões de capitais.
Em síntese, o propósito imediato da Política Monetária é o controle da oferta do dinheiro e do crédito. • Emissões • Reservas compulsórias: Percentual sobre os depósitos que os bancos comercias devem reter junto ao Banco central • Open market : Compra e venda de títulos públicos
• Redesconto: Empréstimo do Banco Central aos Bancos Comerciais
Objetivo: Controle da inflação
➢ Aumento da