Contabeis
Foi a partir da Revolução Industrial que se teve a necessidade de criar o Direito do Trabalho, pois foi só ai que houve a intensificação das relações trabalhistas. Antes da Revolução Industrial o trabalho era basicamente servil e não visava acúmulos. Não havia, pois, a necessidade de normatização, pois não havia relação empregado x empregador. Conclui-se portando que Direito do Trabalho é fruto da Revolução Industrial.
Havendo uma maior intensidade do capitalismo na Revolução Industrial, pudemos perceber o empobrecimento dos trabalhadores, acarretando o desnível entre as classes sociais. Diante disto, tem-se que o Direito do Trabalho busca exatamente atenuar esta problemática, por meio de regras protetivas ao trabalhador, deixando-o mais estável.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem em relação ao Direito do Trabalho grande importância começando pelo seu objetivo, sendo este proteger as relações de trabalho entre empregadores e empregados, no âmbito internacional. A OIT surgiu com o Tratado de Versalhes e tem como meta difundir o Direito do Trabalho internacionalmente.
Contudo, O Direito do Trabalho se consagrou como novo ramo da ciência jurídica e com a participação de representantes dos empresários e dos trabalhadores criou-se a OIT, onde se tenta suprir as necessidades de promover uniformidade nas formas de trabalho, fiscalizando e realizando melhores condições do mesmo no âmbito