contabalidade
No Brasil, os profissionais de Contabilidade são chamados de contadores, ou seja,aqueles que se formam ou concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis (portanto chamam-se Contadores). Existe também o título técnicos de contabilidade aos que têm formação de nível secundário/técnico.
Até a primeira metade da década de 70 o profissional do ofício técnico também era conhecido como guarda-livros (expressão correspondente do inglês Bookkeeping), mas esta expressão caiu completamente em desuso.
A atividade contábil:
A complexidade crescente das corporações e governos levou a uma preocupação da sociedade com a organização da atividade contábil. Até meados do século XX, muitos autores a viam como um processo (alguns a chamavam por isso de Contabilidade Histórica). Com a popularização da visão sistêmica e o advento do "Estruturalismo", que passaram a ser desenvolvidos na Economia e na Sociologia, os autores contábeis começaram a pensar a atividade em termos estruturalistas: no Brasil, diante das peculiaridades próprias da aplicação da matéria, foi proposto um sistema de funções (ver Funcionalismo) que atendesse os três principais objetivos contábeis: registro, controle e informação. "