CONSÓRCIO MODULAR E CONDOMÍNIO INDUSTRIAL
Este trabalho busca explicar e exemplificar duas inovações que oferecem muitos benefícios à indústrias automobilísticas, o consórcio modular e o condomínio industrial.
Quando falamos de inovação sempre pensamos na indústria automobilística, pois as principais idéias de padronização e organização da produção vieram delas. Podemos citar que a Volkswagem em Resende e a Volkswagem - Audi em São José dos Pinhais foram mencionadas ao longo do nosso trabalho, como indústrias automobilísticas que desenvolvem o consórcio modular e o condomínio industrial ganhando assim agilidade, estoque zero, redução de custos, dentre outros benefícios.
A diferença entre as duas atividades, é que consórcio modular atua diretamente na linha de montagem e o condomínio industrial garante entrega dentro da linha de montagem porém não atua na mesma.
2 CONSÓRCIO MODULAR
A estrutura modular trata-se de nova forma de gestão da cadeia produtiva e o sentido de Parceira significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum. Este tipo de organização surgiu da necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva. As montadoras buscavam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores, com o estabelecimento do outsourcing, definindo-se um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores, como no Global Sourcing, onde os fornecedores são chamados a participar no projeto e desenvolvimento do produto e fornecer sistemas e módulos completos, em várias partes do mundo. Com isso, a tendência é a configuração de um novo modelo de empresa do setor. Estas empresas deverão ser capazes de realizar projetos, montar sistemas, realizar a montagem no produto final e gerir a sua própria cadeia de fornecedores. Com este movimento de desverticalização, iremos assistir a uma maior concentração de