O consórcio modular e condomínio industrial diferencias e estratégias dentro da scm
Nataly Machado Pereira
Curso Logística Turno 5° semestre Noturno
O Consórcio Modular e Condomínio Industrial
Diferencias e estratégias dentro da SCM
Trabalho de Graduação do Curso Superior de Tecnologia em Logística, apresentado à Faculdade de Tecnologia da Zona Sul – Fatec Zona Sul, sob a orientação do Prof.(o) Profº Luiz Claudio Gonçalves, como exigência parcial para conclusão do curso de Tecnologia.
São Paulo
2012
Introdução
Em um mundo globalizado, onde as fronteiras dos mercados não são as mesmas fronteiras que dividem países e continentes, as empresas de um modo geral estão sendo obrigadas a reverem seus conceitos de organização e produção, adotando novas metodologias e inovações.Diante da necessidade surgiram novos termos, práticas de produção e arranjo como global sourcing, follow sourcing, consórcio modular, condomínios industriais e sistemistas, que estão crescendo a cada dia.
Enxergar a cadeia produtiva como nos livros antigos, onde todos os fornecedores concorrem em todos os níveis, não é mais uma prerrogativa. A lógica de enxugar cada vez mais a produção vai além das fronteiras de cada empresa, em busca da redução de custos dos processos, redução de desperdícios, redução do tempo e do transporte, verificando a cadeia como um todo. Mas para que este enxugamento aconteça é preciso investir em integrações interempresariais em níveis nunca antes observados. Todos os envolvidos na cadeia interagem de tal maneira que podem ser vistos como um único organismo em busca da excelência no processo produtivo.
Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM)
Conceitualmente a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) pode ser considerada uma visão macro, atualizada e holística da administração de materiais tradicional. Atualmente podemos analisar a cadeia como um organismo único, integrando toda o processo produtivo visando o consumidor final.
A cadeia de suprimentos revolucionou paradigmas competitivos,considerando que a