paul tillick
1344 palavras
6 páginas
Instituto Bíblico IbebenseTRABALHO DE TEOLOGIA HISTÓRICA
PAUL JOHANNES TILLICH
Pr. Rubens
Aluno Leonildo B. Canabrava
São Paulo agosto de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa expor as informações básicas sobre a pessoa de Paul Tillick que viveu na Alemanha e Estados Unidos no séculos XIX e XX, foi um grande teólogo contemporâneo de Barth e que influenciou muitos outros com sua linha de pensamento .
PAUL JOHANNES TILLICH (1866-1965)
nasceu em 20 de agosto de 1886, em Starzeddel, Alemanha. Foi um teólogo alemão-estado-unidense. Tillich foi comtemporâneo de Karl Barth, e um dos mais influentes teólogos protestantes do século XX.
Estudou sucessivamente a filosofia e a teologia em Berlin, Tübingen e Halle, sendo contemporâneo de Karl Barth e Rudolf Bultmann. Suas teses foram dedicadas à filosofia religiosa de Schelling.
(Max Scheler (foi um filósofo alemão conhecido por seu trabalho sobre fenomenologia.
Scheler desenvolveu o método do criador da fenomenologia, e era chamado por de "o primeiro homem do paraíso filosófico". Em 1954, Karol Wojtyla, posteriormente papa João Paulo II, defendeu sua tese sobre "Uma avaliação da possibilidade de construir uma ética cristã baseada no sistema de Max Scheler". O centro do pensamento de Scheler era a sua teoria do valor.)
Ordenado em 1912, foi pastor da Igreja luterana evangélica de Brandeburgo; participou da Primeira Guerra Mundial como capelão de guerra. Até 1933, lecionou em Berlin, Marburg, Dresden, Leipzig e Frankfurt. Em 1929 sucedeu Max Scheler na cátedra de filosofia e psicologia de Frankfurt.
Desempenhou um papel importante na fundação da Escola de Frankfurt, Foi fundador, com um grupo de amigos, do movimento intelectual do "socialismo religioso".(Socialismo religioso é um termo usado para descrever formas de socialismo que são baseadas em valores religiosos)
Tendo perdido sua cátedra por causa de suas posições anti-nazistas, Tillich emigrou para