Consócio de exportação
É o agrupamento de empresas com interesses comuns, reunidas em uma entidade estabelecida juridicamente sem fins lucrativos, na qual as empresas participantes tenham maneiras de trabalho conjugados e em cooperação, com objetivos comuns de melhoria da oferta exportável e de promoção de exportações.
Tipos de atividades desenvolvidas no Consórcio de Exportação
- Participação conjunta em feiras internacionais;
- Publicação conjunta de material promocional;
- Rateio de despesas de exportação (despachante aduaneiro, secretária, pesquisa de mercado, custos de promoção e Representação);
- Criação de uma logo marca forte;
- Participação em Missões e Rodadas de Negócios internacionais;
- Maior poder político em negociações com entidades de apoio ao comércio exterior;
- Desenvolvimento conjunto de projetos de capacitação (qualidade total, design, ISO 9000.)
Exemplos: Cooperativas de trabalho - trabalhadores que se unem para ampliar seu acesso ao mercado como cooperativas de doceiras, costureiras, marceneiros, de catadores etc.
Cooperativas de consumo - microempresas ou trabalhadores, cujo objetivo é articular compra vantajosa de produtos, por exemplo, insumos para a própria produção.
Cooperativa de crédito - pessoas ou microempresas que reúnem sua poupança, oferecendo crédito para os cooperados, de maneira sistemática, com regras próprias e encargos normalmente bem menores que os do mercado.
Cooperativa habitacional - reúne pessoas precisando de moradia ou de melhorias na infra-estrutura que se unem para adquirir terreno e construir residências. No Brasil, é comum essas cooperativas serem de determinada categoria profissional ou associação de classe.
Cooperativa educacional - pais de alunos e professores que mantêm uma escola, cujos alunos são filhos de cooperados.
Cooperativa agrícola - foi o primeiro a existir no Brasil, funciona como as outras cooperativas de trabalho.
Cooperativas de exportação.
Nos sistema