consumo
O objetivo desse trabalho é falar um pouco sobre consumo (consumismo), onde gastamos o que podemos o que não podemos.
E quando podemos muitas das vezes sem necessidade,se iludimos com tudo que sai de novidades e queremos,achando que se não comprar, iremos fica para trás.
Consumo
Onde existir consumidores haverá sempre uma produção. Onde existir produção haverá consumo. Onde existir consumo haverá grandes impactos negativos na sociedade, na economia e no meio ambiente.
Hoje já consumimos 50% mais recursos naturais renováveis do que o planeta é capaz de regenerar. Se todo o mundo consumisse como os habitantes mais ricos do planeta seriam necessários quase cinco planetas para suprir esse consumo. Um cenário pra lá de insustentável.
O consumo não pode continuar como um desejo por uma infinidade de itens não necessários de empresas que nem sempre adotam as melhores práticas. Consumo e produção respondem por uma cadeia e nós, consumidores. Dando preferência a produtos mais sustentáveis diminuímos o impacto de nosso consumo, além de incentivar as empresas a adotarem melhores práticas de produção.
Não podemos negar que o consumo faz parte de nosso cotidiano. É um fator importante no processo de desenvolvimento econômico, pois aquece o mercado e a produção, gera renda e empregos. Mas, quando recebe o sufixo ismo essa prática, tão trivial no nosso dia a dia, vira doença. Oneomania ou compulsão por comprar é hoje um fenômeno que acomete 3% da população brasileira, a maioria mulheres, segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo.
O estilo de vida consumista se coloca, portanto, questões sérias e urgentes .A primeira é de ordem ética e moral: 20% da população mundial consomem 80% dos recursos naturais, ou seja, poucos consomem muito, enquanto a maioria passa por privações. Num país como o Brasil, que tem uma desigualdade social enorme, esse fator se agrava contribuindo para o