Consumo Feminino
O consumo feminino varia da seguinte maneira: as mulheres pesquisam mais, comparam mais opções e são mais exigentes. Este comportamento explica porque elas são responsáveis pela maioria das decisões de compra da família. Outra característica marcante é que, por natureza, elas possuem a capacidade de desenvolver tarefas múltiplas, então além da compra fixa a ser efetuada a mulher atrai sua atenção a todos os atrativos a que lhe são expostos, não se fixando apenas no objeto principal de compra.
- É dado que a mulher se veste para a mulher, ela quer ser notada por outra mulher como uma pessoa de bom gosto.
- Quando saem às compras, são absorvidas pelo ritual de comprar, comparar e imaginar as mercadorias em uso.
- As mulheres percorrem calmamente as lojas, examinando as mercadorias, comparando produtos e valores, fazendo perguntas, e experimentando coisas.
- As mulheres experimentam roupas como parte do processo e peças que caem bem podem ser rejeitadas por outros motivos.
- Elas são mais motivadas a comprar roupas ou acessórios que combinem ou que completem o armário do parceiro, filhos, irmão ou pais.
- Exigem mais do que os homens dos ambientes de compras. Elas precisam de ambientes que possam gastar tempo e deslocar se confortavelmente.
- Segundo estudos feitos na Inglaterra, mulheres gastam mais na TPM, como forma de compensar seu estresse.
- As mulheres são responsáveis por 80% das compras de produtos de luxo
Características do consumo:
Embora o emocional seja extremamente relevante no consumo feminino, o elemento determinante é a presença dos 4Ps: paquera, pesquisa, pechincha e prazer.
Paquera:
É aquele espaço no qual a sedução que o produto exerce sobre a mulher envolve também elementos de apresentação da loja, a abordagem de venda e adrenalina da novidade.
Pesquisa:
A mulher se certifica de custo-benefício de produto e questiona se a “paquera” tem potencial para se concretizar numa compra