Percepção do corpo feminino e os comportamentos de consumo de serviços de estética
Perceptions of the female body and consumption behaviors of aesthetic services
THELMA CHEUNG-LUCCHESE*
Camila de Souza Alves**
Resumo
A relação da mulher com o tamanho do seu próprio corpo, os padrões de beleza atuais, a dificuldade de sentir-se satisfeita e a busca incessante por serviços capazes de fazer o milagre da transformação da feiura em beleza, motivaram a realização desta pesquisa que pretendeu contribuir para estudos de marketing sobre comportamentos de consumo de serviços de estética corporal.
Definiu-se como objetivo compreender como acadêmicas de um programa de mestrado de uma universidade pública da região
Centro-Oeste percebem seus corpos. A realização de um grupo focal permitiu recuperar, nos discursos das participantes, suas atitudes em relação à construção do corpo perfeito, a códigos de beleza, a condutas, e a valores e padrões de estética socialmente aceitáveis. Os resultados sugerem que a representação social do corpo feminino para as participantes esteve mais associada à cobrança social, às preocupações de estéticas e à frustração.
O bem estar foi associado ao fato de as pessoas não atraírem olhares de reprovação por carregarem consigo uma identidade reprovada socialmente.
Palavras-chave: percepção do corpo, consumo de serviços de estética, mulheres, grupo focal.
* Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração. E-mail: thelma.lucchese@gmail.com .
** Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Administração pela UFMS. E-mail: camiladsa@live.com .
271
Thelma Cheung-Lucchese; Camila Alves
Abstract
A woman’s relationship with the size of his own body, the current standards of beauty, the difficulty of feeling satisfied and incessant search for services that can perform the miracle of transforming ugliness into beauty , motivated this research sought to contribute for marketing studies on